segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conhecendo melhor a Língua Portuguesa

São incontáveis as "curiosidades" de nossa maltratada língua-mãe. Eis, a seguir, apenas algumas delas:

  • A palavra que reúne a maior quantidade de vogais juntas é pIAUIEnse.
  • A palavra ANILINA tanto pode ser lida da esquerda para a direita como da direita para a esquerda.
  • A palavra QUALQUER é a única, em nossa língua, a formar o plural NA PARTE INTERNA (quAISquer) e não no final (como é o normal em todas as demais palavras que permitem a flexão para o plural).
  • Não-emprego de "s" na 2ª Pessoa do singular APENAS DO PRETÉRITO PERFEITO dos verbos.

Tomemos por base o verbo "ganhar"...

Veja como o "s" é empregado na 2ª pessoa do singular das demais formas verbais:

Indicativo presente: eu ganho, tu ganhaS (houve emprego do "s")

Pretérito imperfeito: eu ganhava, tu ganhavaS (idem)

Pretérito mais que perfeito: eu ganhara, tu ganharaS (idem)

Futuro do presente: eu ganharei, tu ganhariaS (idem)

Futuro do pretérito: eu ganharia, tu ganhariaS (idem), etc.

  • "Custas" só se usa na linguagem jurídica para designar 'despesas feitas no processo'. Portanto, devemos dizer:"O filho vive à custa do pai". No singular.
  • Não existe a expressão "à medida em que". Ou se usa"à medida que" correspondente a, "à proporção que", ou se usa "na medida em que" equivalente a "tendo em vista que".
  • O certo é "a meu ver" e não "ao meu ver".
  • "A princípio" significa "inicialmente", "antes de mais nada". Ex.: "A princípio, gostaria de dizer que estou bem". "em princípio" quer dizer "em tese". Ex.: "Em princípio, todos concordaram com minha sugestão".
  • "À-toa", com hífen, é um adjetivo e significa "inútil", "desprezível". Ex.: "Esse rapaz é um sujeito à-toa". "À toa", sem hífen, é uma locução adverbial e quer dizer "a esmo", "inutilmente". Ex.: "Andava à toa na vida".
  • Com a conjunção "se", deve-se utilizar "acaso", e nunca "caso". O certo: "Se acaso vir meu amigo por aí, diga-lhe...". Mas podemos dizer: "Caso o veja por aí...".
  • "Acerca de " quer dizer "a respeito de". Veja: "Falei com ele acerca de um problema matemático". Mas "há cerca de" é uma expressão em que o verbo "haver" indica tempo transcorrido, equivalente a "faz". Veja: "Há cerca de um mês que não a vejo".
  • "Além" pede sempre o hífen: "além-mar, além-fronteiras, etc".
  • "Algures" é um advérbio de lugar e quer dizer "em algum lugar". Já "alhures" significa "em outro lugar".
  • Mantenha o timbre fechado do "o" no plural dessas palavras: "almoços, bolsos, estojos, esposos, sogros, polvos, etc".
  • O certo é "alugam-se casas", e não "aluga-se casas". Mas devemos dizer "precisa-se de empregados", "trata-se de problemas". Observe a presença da preposição ("de") após o verbo. É a dica pra não errar.
  • Depois de ditongo, geralmente se emprega "x". Veja: "afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc".
  • "Ancião" tem três plurais: "anciãos, anciães, anciões".